terça-feira, 24 de junho de 2008

Visita de Estudo. 24 de Junho 2008


As ruas. A calçada. As paredes caiadas e, ali adiante, virada para o Tejo, as buganvílias a explodir de cor. O Poeta da epopeia, serenamente. E depois um castelo, plácido, a manter a História acordada. Almorolan. E comigo, as vozes. Alguns sorrisos. A beleza de quem pisa este chão pela primeira vez. O encanto de quem regressa. O barco na água. O castelo a ficar para trás. As vozes. Explico. Chamo-os, sabendo que a voz me vai doer. Adiante. Um piquenique. Grupos que se formam, naturalmente, como a amizade. A partilha. (que belos croquetes!!!) Seguimos. Entramos. Os olhos a percorrer cada pormenor. A curiosidade a levar-nos para a frente. Perguntas. Risos. A descoberta. Esclareço e também pergunto. Sempre fui curiosa. Felizmente. E depois, o pé ao caminho. As pedras. A água. E uma voz que nos guia e orienta. Mais passos e o sol sobre a cabeça. Reclamações. Claro! Calor e já algum cansaço. Comigo não se safam. Toca a andar! "Sai daí!" "Não vás para aí!" "Desviem-se!" "Oiçam!" Se calhar sou mesmo chata... Continuamos. Assalta-me a dúvida: será que eles estão a aproveitar cada palavra nova? Cada descoberta? Depois de fingir que atravessámos milhares de anos em direcção ao passado, depois de voarmos para o espaço, mergulharmos nas águas e nos pendurarmos em grutas, - a partir de hoje vou respeitar bem mais os morcegos -, vamos então, desta vez de verdade, mergulhar na História. Não a dos homens, mas a da Terra, quando o homem ainda não a tinha pisado. Olho os vestígios que a pedra insistiu em deixar-me. O vento que sopra leva-me nas asas da imaginação e, - juro!-, vejo aqueles seres, de pescoço longo e respeitosa altura, a pisar a rocha num tempo em que a paisagem era certamente um nadinha diferente! Falo dos Saurópodes. O tempo escasseia. Volto à realidade. É hora de regressar. Reclamações... No comments. Explico, mais uma vez, agora sem tanta paciência... embora com o mesmo empenho. Afinal, tenho-os comigo. São eles, por mais que me doa a voz e me fuja a paciência, que me fazem sentir bem naquilo que faço.

3 comentários:

Unknown disse...

Olá setôra espero que esteja tudo bem consigo! A setôra Ana Matos deu-nos o seu recado! As saudades por aqui já apertam, foram momentos muito bons ,nunca mais me vou esquecer era bom que continuasse porque foi graças a muito esforço seu que o nosso curso existe. Gosto muito do seu blog, já pensou em escrever um livro? Tem imenso jeito, muitos beijinhos cheios de saudade Tânia Vieira M/06

Anónimo disse...

Obrigada pelas tuas palavras e sobretudo pela tua amizade. Também por aqui as saudades apertam, por isso sabe mesmo muito bem "ouvir-te"!!! Apesar de saber que custa - e acredita q a mim também e muito - desejo que tudo te corra bem, assim como a cada um dos teus colegas! Gostei muito da tua visita no blog e espero que apareças mais vezes ou vás dando notícias por outros meios. Da minha parte, fica certa, que nunca vos vou esquecer!!!
Um beijo doce

(em relação ao livro... quem sabe?)

SM

Anónimo disse...

Ola stora...
espero que esteja tudo bem consigo.
ja sentimos muito a sua falta, o ano passado foi um ano muito bom, este ano vemos a diferença que e sem a stora, gostei muito do seu blog, e concordo com a tania, a stora tem jeito:)
um beijinho com muita saudade. Inez Santos M/06